Linha de Apoio aos Latinos

社会福祉法人横浜いのちの電話
外国語相談

Ligue

0120-66-2488(Free dial)
045-336-2488

Atendimento em português

Quarta-feira: das 10h às 21h
Sexta-feira: das 19h às 21h
Sábado: das 12h às 21h

Quem somos

Conheça a nossa história

Linha de Apoio aos Latinos

Nossa razão de existir

A LAL – Linha de Apoio aos Latinos, faz parte da Entidade para o Bem-Estar Social Yokohama Inochi no Denwa, que tem como objetivo o atendimento telefônico em português e espanhol, voltado para a comunidade latino-americana no Japão. Este serviço é gratuito e tem como propósito escutar as pessoas com problemas pessoais e emocionais, tendo como objetivo a prevenção ao suicídio. A linha é atendida por voluntários formados nos programas específicos de treinamento da LAL. As atividades da LAL são subsidiadas por doações e também pela Prefeitura da cidade de Yokohama.
A história da LAL

1970

Os refugiados

O Japão começa a aceitar refugiados procedentes da Indochina para residir no país. Essas pessoas chegavam ao Japão carregando muito sofrimento e traumas. O Governo japonês cria então, em Kanagawa, o Centro de Refúgio. 

1980

A tragédia

Um refugiado do Camboja, residente em Kanagawa, mata a mulher e os filhos e tenta o suicídio. Uma família com fortes traumas emocionais gerados pela guerra em seu país, mostra que as autoridades japonesas não estavam preparadas para lidar com esse tipo de situação. O motivo do crime foi o estresse excessivo e os problemas psicológicos. A partir deste fato, iniciou-se a um trabalho de conscientização para dar a importância relevante aos problemas de saúde mental dos refugiados.

1990

Nova Lei de Imigração

Na mesma década, em plena bolha econômica japonesa, a indústria enfrentava a escassez de mão-de-obra, principalmente as empresas de pequenas e médias porte. A lei de “Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados” é alterada e permite a entrada de trabalhadores sul americanos, na maioria descendentes de japoneses. Como resultado, o número de trabalhadores latino americanos cresce vertiginosamente em um curto período de tempo, conhecidos como “dekasseguis”, tornaram-se a terceira maior comunidade estrangeira no Japão, atrás da chinesa e coreana.

1991

Desconhecimento do Japão

Os trabalhadores estrangeiros chegam ao Japão sem conhecimentos sobre o país. Não falam o idioma e assim, começam a surgir problemas nas comunidade estrangeira no convívio com os japoneses. Ao mesmo tempo, percebe-se que os organismos governamentais, as empresas e a sociedade não estavam preparados para receber o grande número de estrangeiros, num espaço tão curto de tempo.

1992

A Criação da LAL

Com a intenção de tratar os problemas da saúde mental dos estrangeiros, o governo de Kanagawa faz uma proposta ao “Yokohama Inochi-no-Denwa” – NPO que à época já efetuava este tipo de atendimento voltada para os japoneses, para a criação de uma linha de atendimento telefônico em língua estrangeira, dentro da filosofia deste serviço. 

1993

O primeiro treinamento

O treinamento inicial foi ministrado pela TELL – “Tokyo English Life Line” (linha de atendimento em inglês) de junho a outubro de 1993.

1994

Os primeiros voluntários

Vinte e três voluntários concluem o Curso de capacitação e se tornam os “Pioneiros da linha de atendimento em língua estrangeira da Yokohama Inochi no Denwa”. Depois, o serviço , passou a se chamar “ LAL – Linha de Apoio aos Latinos”.

2018

LAL completa 25 anos de serviço

A LAL completa 25 anos de atividades de apoio emocional à comunidade latino-americana no Japão, o que representa, praticamente, a história dessa comunidade no Japão.

2020

Quadragésimo aniversário da Yokohama Inochi no Denwa


A LAL é parte integrante da Entidade para o Bem-Estar Social Yokohama Inochi no Denwa, que completou 40 anos de serviço telefônico em lingua japonesa e que vem nos dando todo apoio e suporte administrativo para a continuidade dos trabalhos da LAL no Japão.

2021

Hoje somos mais de 50 voluntários

Atualmente, cerca de cinquenta voluntários dedicam-se ao serviço de atendimento telefônico. A maioria procedente de países da América Latina e o número ultrapassa 10 nacionalidades. A LAL é hoje, o modelo de convivência harmoniosa e multicultural dentro da sociedade japonesa. 

Mantenedora

As atividades da LAL são subsidiadas por doações e

também pela Província de Kanagawa e Prefeitura de Yokohama.